sábado, 22 de janeiro de 2011

Um pouco das últimas semanas... descobrindo o jeito "China" de ser!

Oi Pessoal,

Em breve espero atender às expectativas e escrever semanalmente... entendam que estou na fase de reconstrução do lar e adaptação ao trabalho, cidade, etc... Vamos lá... vou fazer um mix de vários temas...
  • Quinta-feira, 20/01, quando puxei a cortina, vi que os telhados estavam brancos lá fui eu trocar de roupa... de sapato, é fiquei com medo de cair, risos!! As estatísticas indicam que a maioria dos acidentes na neve ocorrem com pedestres...não quero fazer parte deste indicador!


Vejam, o centro de Shanguai, este é o ponto que eu desço do metrô (People´s Square), ficou tudo branquinho!! Isso não é normal aqui, mas o clima está seco o que favoreceu a formação da neve!


  • Minha nova casa:
Finalmente depois de ver 48 apartamentos tomei uma decisão (já estava cansada de ver tanto lixo) e devo mudar para o meu novo lar próximo domingo, 23/01. Consegui combinar todas as variáveis: distância de 2km do trabalho, bairro tranquilo, perto do Bund, com vista para Pudong (que significa a foto na cabeceira do meu blog, mas lógico que não tão perto), dentro do meu budget e o mais importante: que o proprietário aceitou retirar TODOS os móveis! ( As fotos vão ficar para o quadro, antes e depois)

  • Ano Novo Chinês:
O tema é longo, mas vou tentar fazer um resumo:
O calendário chinês é lunissolar, uma combinação do solar e lunar, onde cada ano possui doze lunações acarretando em um total de 354 dias. Para não perder a sincronia com o cliclo solar (365,25 dias), são acrescentados a cada oito anos noventa dias ao calendário.
Este calendário não tem marco inicial, e se repete em um ciclo menor, de 12 anos (que recebe o nome de um animal), e um cliclo maior, de 60 anos (começa no ano do Dragão). Os anos começam sempre em uma lua nova, entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro.
Em 2011 estamos no ano 4709 do calendário chinês (historicamente o mais antigo registro da humanidade) e é o ano do Coelho, e começará no dia 3 de Fevereiro de 2011 e o seu fim será no dia 22 de Janeiro de 2012, portanto quando vocês me perguntarem que dia é o Ano Novo aqui, depende... risos!!
Todos os lugares estão enfeitados e vamos ver como é o Ano Novo em Shanghai, será feriado aqui de 02/02 a 08/02, não vou viajar este ano porque em cima da hora é muito caro e preciso organizar a casa nova.


  • Trabalho:
Nesta segunda-feira foi a festa de Ano Novo da empresa, sim, aqui eles fazem a festa de encerramento entre os dois calendários. Não esperem que o presidente, que é americano,  faça o discurso em mandarim, lógico que tinha uma chinesa, do departamento de comunicação, fazendo a tradução de forma bem humorada!!
Tudo foi bem China! Jantar com menu China, decoração China, Show de calouros, que eles adoram!!! Tudos pagam o maior "mico" e os mesmo quando estamos em uma reunião, tá louco, não abrem a boca para fazer um comentário que preste!! Em compensação, no Talent Show.... até bateria uma menina levou e o pior é que era um desastre!! Fiquei com muita dor de cabeça de tão "Talentosos" que eles são!


Maior Mico!!

Menu China! Detalhe vejam as bebidas é isso mesmo é tudo quente!!

Essa daí dança que dá gosto!!


Eu e a turminha de expatriados da área!!

O ritmo de trabalho aqui está intenso. A complexidade do mercado é bem maior que LatAm, são mais países, muito mais heterogêneos, estou amando isso!!

  •  Curiosidades: Os Sonecas parte I:

  • Algo que fico espantanda é com a capacidade de dormir que este povo tem! Eles dormem até de pé! No escritório depois do almoço se vc escutar alguém roncando é só olhar e o cara está até de boca aberta dorminado, mas não fiquei tirando foto no trabalho, risos... vejam os flagas:
      Na IKEA, detalhe a loja fica LOTADA!!
      Este foi o ganhador!! Dormindo de pé no metrô!! Segura para não cair!!
      Beijos para vocês que tiveram paciência de ler! Espero o feedback!!
      Até a próxima conexão!!

    6 comentários:

    1. que legal blogspot. Adorei os commentarios e fico feliz que vocé está gostando da experiencia (que e tuda uma experencia mesmo!)

      Fico feliz de ver que está dando tudo certo.
      Com muita saudade de você
      uschi.

      ResponderExcluir
    2. Uschi!! Saudades de vocês também!! Quando você volta ao trabalho?
      Garanto que sua adaptação vai ser mais difícil que a minha!
      Beijos,
      Carol

      ResponderExcluir
    3. Oi Carol, ficamos contentes de ler o seu blog! Esperamos que você seja muito feliz por aí e adquira ainda mais experiência.
      Gostaríamos muito que você estivesse aqui no casamento do Lu que será no dia 5 de fevereiro. Estamos felizes com a menina que vai nascer em junho....finalmente uma criança na familia! Tinha que ser do Lu!
      Escreva mandando novidades para seus primos!
      beijos.
      Miriam, Dirceu, Amanda, Lu, Bárbara e....bebê!

      ResponderExcluir
    4. Oi Amanda!! Obrigada! Vão seguindo meu blog porque o trabalho aqui não é fácil não e não vou ter tempo de enviar e-mails, este é o melhor canal de comunicação.
      Infelzmente não vai dar para fazer uma ponte aérea desta vez!! Dia 5 de fevereiro não estarei trabalhando, mas vou aproveitar para arrumar a minha casa por aqui, ainda tenho muitos móveis para comprar e organizar o lar! Fala para a Miriam que ela esqueceu de enviar aquele contato que está aqui em Shanghai.
      Beijão para todos!

      ResponderExcluir
    5. Carolzita,

      Seu blog está demais!
      Aha uhuuuu a Carol é nossa!
      Aha uhuuuu a Carol é nossa!
      Estou toda orgulhosa!!!

      Dei muita risada com os micos...
      Tá vendo só? Imitar Gisele Bundchen no Nielsen Day do Brasil é coisa pouca perto do que esse povo faz! ahahahahah

      Beijão!

      ResponderExcluir
    6. Carol é a Erika... não abri minha conta no gmail, então vou postar como Diego tá ?
      Carol estou amando!!! vc está otima fazendo as análises. Continuo aprendendo muito contigo! bj com saudades!

      ResponderExcluir