segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Carol e a comida, como é?

Olá Leitores,

Hoje vou responder a uma pergunta que muitos de vocês fizeram. Comer aqui em Shanghai é fácil porque, como toda metrópole, oferece uma gama de opções de restaurantes internacionais enorme. Hoje, que foi feriado aqui, aproveitei e fui em uma churrascaria, com direito a rodízio de carnes, arroz, feijão preto com carne seca, pão de queijo quentinho e de sobremesa tinha doce de abóbora, de leite e pudim de leite condensado... preciso tomar cuidado senão vou engordar fácil! O preço lógico que é caro para a média da população chinesa, mas considerando que estou na China e que quando vou em restaurante chinês não consigo comer carne (porque vem 2 fatias bem finas misturadas com meio quilo de arroz), faço com gosto este investimento e mato a saudade da picanha.
Para que vocês tenham uma idéia, 1 real = 3,93 RMB, para facilitar as contas vou aproximar para 4, ok?
Comer em um restaurante internacional bom, mas não tão caro, custa 200RMB por pessoa, tomando refrigerante, com entrada, prato principal e sobremesa. Um restaurante chinês bom (acima da média, tá?) custa 50RMB (sem refrigerante porque eles servem chá e normalmente não comemos sobremesa). Os restaurantes perto do escritório (que vou com os chineses, porque não tem nem cardápio em inglês, estes eu considero na média), o "prato do dia" custa 20RMB. E ainda tem o pessoal que compra comida na rua e paga 5 RMB. Então tem comida para todos os gostos e bolsos.
Então gastar R$50,00 para comer carne não é caro, principalmente porque não consigo comer comida chinesa todos os dias... e a comida chinesa não é igual a comida do China in Box, começando pelo arroz... imaginem aquele arroz de restaurante japonês, sem sabor algum, porém 10 vezes mais papa... Então sempre prefiro comer "Noodles", que a maioria vem em forma de sopa. Alguns servem macarrão de arroz frito que é o meu preferido.
Também tive uma experiência do Hot Pot (com sopa), sim porque existem outros tipos. O restaurante chinês de Hot Pot sopa, vem uma panelinha tipo de "fondue" com o caldo e a parte pela mesa eles colocam verduras e carnes (lógico que não vem em cubos, é fatiada e enrolada para parecer que é bastante e quando cozinha você não acha mais na panelinha). Daí você vai colocando na panela e comendo... duas horas de almoço... imaginem minha paciência porque fomos em dia de trabalho.



Parece que tem bastante carne? Tudo fatiada e enrolada...

 Cadê a carne? Cozinhou e sumiu... não conseguia encontrar com o chop stick, que aliás estou cada dia melhor, o treinamento é diário, até sopa eu tomo no palito!! Risos!


Essa pergunta foi do meu pai: E a banana é igual a daqui? Sim igualzinha, aliás, comemos frutas aqui tão bem quanto no Brasil... vejam as quitandas na redondeza de casa, lógico que o visual não é como de uma quitanda lá da Vila São Francisco, mas agora é aí que eu faço a feira. Só como fruta sem a casca, porque mesmo lavando tenho medo porque a água também é suja e verdura só cozida e bem cozida.





Supermercados também temos para todos os gostos e bolsos (chinês=barato, internacional=caro). Aqui no Shopping ao lado do meu condomínio, tem um supermercado chinês, só consigo comprar água, refrigerante, cerveja e produto de limpeza e cuidado pessoal (detalhe: Se tenho dúvida, levo o produto no escritório e pergunto para a minha assistente, senão posso tomar banho com shampoo de cachorro... risos!). Queijo, requeijão, pão, frios, não existe... No Carrefour, City Shop (este é só produto importado e formato de vizinhança), Metro, e outras redes maiores conseguimos encontrar queijos, vinhos importados, frios (comprei até salame italiano). O Carrefour é mais preocupado com o público chinês, já que seu formato é de hipermercado, então vende até peixe bem fresquinho, vivo, pé de frango, e vc pode escolher e pegar com sua própria mão.

  Os peixes vivinhos no aquário do Carrefour...

 Pé de frango e coxinhas, tudo a granel e vc mesmo pode pegar... e eles pegam com as mãos limpinhas... acho que aqui não tem vigilância sanitária!

Pode pegar um pé de porco uma costelinha... risos!! Vamos rir!! Porque é engraçado!

Minha visão de um supermercado é sempre do ponto de vista de pesquisa... então é viciada e isso me ajuda bastante em minha árvore de decisão quando escolho um produto. Comprar ovos no Brasil é fácil, aqui posso dizer que esta categoria deu um nó no meu cerébro, vou explicar com a foto de metade da gôndola antes de continuar:


Temos ovos de tudo quanto é tipo branco, vermelho, embalagem pequena, grande, caixinha de isopor, papelão, plástico e alguns embalados um a um dentro da caixinha... O preço me chamou a atenção porque não tinha uma lógica... normalmente os maiores e com mais quantidade devem custar mais caro, também tinha o ovo orgânico e tinham alguns tipos os embalados um a um que diziam "century egg", "preserved egg", na embalagem tinha uma foto esquisita... ainda bem que comprei o ovo orgânico. E fui pesquisar o que é esse ovo de 100 anos ou ovo preservado... esse ovo pode ser de galinha, pato ou ganso e ele é envolvido em uma mistura de argila, sal, cinzas e amido de arroz por semanas ou meses. O resultado? A gema fica com uma cor entre o verde claro e escuro com sabor de queijo e bem cremosa, a clara fica entre o marrom escuro e a transparência, porém sem sabor.
Este ovo é uma iguaria no leste asiático e eles servem em casamento e ocasiões importantes. Quando vocês virem me visitar vou ter que servir porque será uma ocasião importante... risos depois dessa não vou querer que vocês apareçam, senão vão me fazer comer o ovo!
As fotos abaixo são da internet, não vou comprar a iguaria.



Beijos e até a próxima!

Um comentário:

  1. Carol, vc é inacreditável. Estou amando seu blog e por consequencia ficando cada vez mais curiosa para conhecer a China. Essa parte do ovo não curti não... só vou comer se for por educação. kkkk bj linda. Ass Erika

    ResponderExcluir