domingo, 13 de fevereiro de 2011

Mudança aqui é fácil... (ou não... depende!)

Olá Leitores,

Fiquei pensando como apresentar minha casa para vocês e ao mesmo tempo colocar informação da cidade... daí tive uma idéia... vou escrever sobre mudanças... porque este apartamento passou por uma mudança, assim como foi a mudança da cidade de Shanghai nos últimos anos...
Shanghai significa "sobre o mar", está localizada na parte central do litoral leste da China e é o portão de entrada para a grande bacia do rio Chang, mas não pensem que tem praia aqui, ela está a uns 50km do mar e perto daqui também não tem praia...


Antes da Segunda Guerra Mundial Shanghai tinha 4 milhões de habitantes hoje são 23 milhões, é a maior cidade da China e possui o maior porto do mundo.
Aos amantes de cruzeiro informo que a Royal Caribbean tem cruzeiros saindo daqui de Shanghai e Hong Kong, aguardem que em breve lá vou eu dar uma voltinha de navio (entre Fevereiro e Outubro).
A foto abaixo que recebi da minha amiga Nadia Moro traduz a mudança sofrida em tão poco tempo: apenas 20 anos, ou seja, primeira foto é de 1990 e a segunda de 2010.




Imaginem que não foram apenas os prédios que mudaram, toda a infraestrutura da cidade passou por mudanças, como os meios de transporte. Minha amiga Christine Marote(http://chinanaminhavida.zip.net/) escreveu em seu blog sobre o metrô, depois de levar um susto abrindo um guia de Shanghai de 2007. Vejam o motivo do susto:

Metrô de Shanghai em 2007:


Metrô de Shanghai em 2010:


Vejam que em 3 anos foram ampliadas as 3 linhas existentes e contruídas 8 novas linhas completas. Lógico que a Expo 2010 ajudou muito, mas é impressionante como foi rápida a construção. Eu que sou uma usuária do metrô (já contei que não me dou bem com o táxi), vejo que realmente funciona e consigo ir a vários lugares de Shanghai usando o metrô, que é limpo e barato (custa em média 3 RMB (1 real =3,97RMB), depende da distância). Em Outubro de 2010 com as 11 linhas, 7,5 milhões de pessoas utilizam o metrô de Shanghai diariamente.

Bem vamos ao que interessa, vocês estão me perguntando sobre minha casa.
Hoje completei 3 semanas em meu novo lar e posso dizer que a maior parte das minhas horas vagas foram investidas em ir até a IKEA (loja estilo Tok Stok), o processo era assim até ter o móvel: escolhe, paga, envia para delivery e montagem (paga pelo serviço), recebia uma ligação em mandarim me avisando com uma hora de antecedência sobre o delivery e montagem (detalhe são separados, acho que é para aproveitar melhor o caminhão da entrega, porque o montador normalmente vem de moto - oportunidade para a Tok Stok, risos), recebia os produtos e esperava pelo montador.
Vejam o resultado, a primeira foto é o antes e a segunda o depois, tá?


Agora a sala está mais aconchegante (detalhe do armário: não tive paciência de esperar pelos montadores da IKEA, dado o feriado do ano novo, acabei montando sozinha, a porta não ficou muito boa, risos!), vejam que as tacinhas estão esperando por vocês!




Chinês adora encostar tudo na parede, quem me conhece sabe que sou a neurótica do movimento "móvel longe da parede", parecia que a sala de jantar tinha pouco espaço, mas consegui colocar uma mesa de 6 lugares e a mesa é daquelas que abre no meio e vira de 8 lugares (detalhe da mesa: também montei porque não consegui esperar pelo montador, 5 dias é muito tempo!). Vejam que o vaso de orquídeas é natural, mas não consegui encontrar brancas, aqui a cor branca é para enterro, devem sentir que foram para o céu quando entram na minha casa!!




Não é uma cama King como eu tinha no Brasil, mas é a King padrão China, de 1,80m, está bom!



A cozinha parecia limpa, mas eu ainda estou deixando ela mais limpinha!
Pai veja que tem banana e mexirica!
Tatá, olha o que tem na porta da geladeira!
Meninas, a árvore virou realidade!
Duro é fazer minha faxineira entender que a esponja da louça não é para usar no banheiro!





Este é quarto para receber vocês!! Ainda falta comprar a cama, prometo que será bem confortável!

Estou aqui fazendo contagem regressiva para a chegada da primavera, não aguento mais o inverno! A temperatura média é 2C, amanhã a mínima será de -2C... buááá... e vocês reclamando do calor de São Paulo!
Bem, vocês acham que foi fácil deixar a casa arrumadinha?
Beijos e até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário