domingo, 6 de março de 2011

Guangzhou, primeira viagem, uma China mais próxima da verdadeira China!

Olá Pessoal,

Semana passada fiz minha primeira viagem, infelizmente não foi lazer. Tive uma semana atarefada e quinta e sexta-feira com várias reuniões em um cliente super potencial, que fica em Guangzhou, sul da China.

Vou deixar uma dica para quem vier e for fazer vôos domésticos: a saída será do aeroporto de Hongqiao, que possui dois terminais que não dá para ir caminhando (e tem um ônibus grátis a cada 30 minutos) e de taxi vai levar uns 15 minutos, então atenção para saber o terminal, eu quase perdi o vôo porque lógico que fui no terminal errado.

Antes de arrumar a mala, lá fui eu verificar a localização para saber que roupa deveria levar e comecei a tentar entender um pouco da organização geo-política da China. Guangzhou (Cantão) fica na província de Guangdong, onde o idioma é um dialeto do mandarim, o cantonês, pelo que entendi além de lá é utilizado também em Macau e Hong Kong.

A divisão administrativa da China é realizada da seguinte forma:

- 4 cidades administradas diretamente pelo governo central: Chongqing, Shanghai, Beijing e Tianjin
- 5 regiões autônomas: Guangxi, Nei Menggu, Ningxia, Xizang e Xinjiang
- 2 regiões administrativas especiais: Hong Kong e Macau
- 23 províncias: Anhui, Fujian, Gansu, Guangdong (onde eu fui), Guizhou, Hainan, Hebei, Henan, Heilongjiang, Hubei, Hunana, Jilin, Jiangsu, Jiangxi, Liaoning, Qinghai, Shandong, Shangxi, Shaangxi, Sichuan, Yunnan e Zhejiang

Curiosidade: Vocês sabiam que Beijing e Pequim são a mesma cidade? Sabem porque normalmente os meios de comunicação no Brasil usam Pequim? É porque Pequim é baseda na fonética portuguesa e Beijing no Pin Yin (é a forma oficial de transliteração dos sons da língua chinesa através de letras latinas).

Vejam o mapa abaixo:


Chegando em Guangzhou já senti a diferença do clima: 16C vs 4C de Shanghai e muita umidade, sensação de 30C. Me disseram que no verão escorre água da parede de tão úmido.
Assim, como no Brasil a culinária entre as diferentes regiões é bem diferente. E a fama de Guangzhou é que eles comem tudo que está em movimento. Desde que cheguei aqui parei de ficar pensando e perguntando sobre a comida, porque senti que eles se sentiam ofendidos. Quando vou em restaurante chinês com meus colegas (chineses), não existe um prato por pessoa, eles pedem vários: verduras (sempre cozida, não se come salada), arroz, noodles, ganso, frango, rã, peixe, carne de boi e outras. Então a minha segmentação é a seguinte: proteína e carboidrato, é isso que precisamos na alimentação, então Carol não pergunta e come! Mostrar que você gosta da comida é tudo na relação se fizer cara feia e frescura para comer.... uhm não é bom!
Na quinta-feira fui jantar com os colegas da Nielsen e na sexta-feira o cliente convidou para o almoço e passei a maior vergonha. Outra característica da culinária do sul é que a comida também é mais apimentada. Eu gosto de pimenta e posso dizer que meu treinamento no México foi bom. Comi uma verdura aparentemente inofensiva, que me fez chorar e tossir de tão apimentada, só depois de 1 litro de chá, consegui voltar ao normal.
Os hábitos dos chineses também são um pouco menos educados nesta região. Comem com a boca bem aberta (não sei como a comida não cai) e fazer muuito barulho para tomar sopa, arrotar também é sinal que você gostou. Desculpas aos chineses, mas chorar e tossir já é suficiente, sigo com minha educação!

Shanghai realmente é bem ocidental e ainda não tinha encontrado aquele banheiro tipo latrina, mas em Guangzhou tanto no escritório da Nielsen como no cliente tive que usar esse banheiro. No Mariott, hotel que fiquei hospedada, tinha um banheiro normal, ufa! Posso dizer que é bem desconfortável e fiquei uns 5 minutos em estado de choque pensando como fazer para não me molhar, você coloca um pé de cada lado e fica de côcoras (encontrei uma foto para ilustrar). Ainda bem que sou jovem, imagina para uma pessoa não muito fléxível ter que ficar nesta posição? Agora entendi porque às vezes no banheiro do escritório em Shanghai (vaso normal) vejo a porta fechada e pelo espelho não vejo os pés da pessoa e depois sai uma chinesa... sim, algumas sobem no vaso! Ainda bem que são super magras, senão acho que pode até quebrar!





Guangzhou é uma das principaís cidades da China (23 milhões de habitantes na região metropolitana e também super poluída) e já senti várias diferenças em relação à Shanghai. É uma cidade também com vários expatriados, imaginem ir para uma cidade menor? Vou ter que levar um kit de sobrevivência básico!

Beijos e até a próxima,
Carol.

2 comentários:

  1. Oi, Carol! Adorei a idéia do blog. Quanta coisa diferente, hein?! Que mudança radical! Mas acredito que uma experiência dessas é extremamente enriquecedora pra vida! Parabéns pela coragem de arriscar. Fico feliz em saber que está bem! Um beijão e continue nos "abastecendo" com notícias. Jana Rossati

    ResponderExcluir
  2. mais uma explicacao pq chines eh magro...senao nao da pra subir no vaso... tambem sao praticos pois facilita a limpeza...mas como bom ocidental ainda prefiro o conforto :) bjs

    ResponderExcluir