segunda-feira, 28 de março de 2011

Respira fundo Carol... o seu "Saraiva" está a toda!!

Olá Leitores,

Hoje é minha vez de desabafar!
Um dos meus objetivos é aumentar a produtividade deles e o stress está correndo! O resultado está aparecendo, porque eles já fizeram e com menos tudo que entregaram no ano passado. Se preparem porque a chinesada está se destacando, mas não é fácil!! (Aliás outros países como Tailândia, Índia, Turquia, África do Sul, me tiram do estado normal de temperatura e pressão)
Não sei de onde tiraram a idéia de que chinês é trabalhador, eu nunca vi um povo mais molenga. Todos os expatriados sempre chegam antes das 9:00 e eles nunca aparecem antes das 10:00. 12:30 saem para almoçar e voltam lá pelas 14:00, horário que eu conseguir fazer uma pequena pausa para ir correndo na Starbucks ou no Subway comprar um sanduiche e comer na minha mesa, em 15 minutos. Neste pequeno espaço de tempo sempre aparece um infeliz que pergunta: "Este é o seu almoço?", que vontade de responder, "Não é meu jantar!" (estou sendo light, quem me conhece sabe o que eu gostaria de responder)...
Outra mania que eu não suporto é o malabarismo que eles conseguem fazer com a caneta + apertar e desapertar a bunda da mesma... sim aquele barulho insuportável tec-tec enquanto estou explicando alguma coisa. Acho que é por isso que não entendem nada... Preciso de uma dose super reforçada de paciência diariamente.
Aqui existe algo que eles chamam de "perder a cara" (lose face), e por isso sempre se você perguntar se entenderam SEMPRE vão dizer SIM, então depois destes 3 meses já aprendi e peço para explicar o que eu acabei de explicar e daí já sei não entendeu porque não conseguem explicar.... quem já trabalhou comigo sabe bem o quanto estou sofrendo com essa velocidade de aprendizado chinês... Tudo aquilo que aprendi no MBA de gestão de pessoas não funciona... fazer perguntas e fazer a pessoa encontrar a solução? Senta e espera o final do século! A educação aqui é receber ordem, e a comunicação é fundamental, qualquer pequeno espaço e tudo será interpretado de outro modo e vai tudo por água baixo!
Outro dia explico toda a teoria do "lose face", que é longa!
Hoje estava super feliz fechei meu computador pensando em chegar na academia antes das 19:00 e da minha mesa até a saída tenho que atravessar a área, demorei 1:30 para sair... sim eles resolvem me fazer perguntas bem quando estou de saída.... como nunca fazem pergunta não posso cortar este momento ESPETACULAR do dia! Lá vou eu com minha santa paciência explicar pela vigésima vez....
Pelo menos estão perguntando, e isso é realmente algo muito positivo.
Fica uma fotinho do Mister ronco que senta do meu lado... vejam que a criatura cobriu até a cabeça na soneca depois do almoço, sim eles não são espanhóis mas adoram uma ciesta!
Eu vim pra cá com o objetivo de quebrar a minha zona de conforto e estou pior que um trator derrubando a deles também!

Beijos,
Carol.

3 comentários:

  1. Fala Carol! Apareceram vagas aqui no mural pra gerente, diretor (diversas vagas, umas 4 no total) para Nielsen China. Acho que agora entendi porque! hahaha

    Tão precisando acelerar a galera aí!

    Até deu saudade de Shanghai vendo as fotos e lendo as coisas aqui.

    Abração!

    ResponderExcluir
  2. E aí Bruno, se candidata e vem pra cá! Posso dizer que a experiência é muito boa e apesar da grande paciência estou super feliz com o resultado.
    Abraços,
    Carol.

    ResponderExcluir
  3. On behalf of Daniela Gail:
    "Acabo de leer tu blog con la foto de tu compañerito durmiendo.. quise postear algo pero no pude.. Blog 1 & Daniela cero. Aca lo que escribi..
    - jajaja, me muero con esa foto de tu compañero durmiendo al lado tuyo!!! y nosotras que ibamos por un sandwich a la vuelta de la oficina y se demoraban y vos te ponias nerviosa!!! jajaja, me im...agino tu cara y no puedo dejar de sonreir al menos!!!! :) - Ya los vas a sacar buenos, ya los vas a sacar!!"

    ResponderExcluir