segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bangkok, feriado de 1 de Maio


Olá Leitores,

Sim, aqui quando um feriado cai no final de semana eles colocam na segunda-feira, bom nê?
Aproveitei e fiz minha primeira viagem turística! De novo, foi muito bom sair de Shanghai e ver nuvens e céu azul!
La fomos nós na sexta-feira para Bangkok, eu, Jason, John, Camilla e Neill. O objetivo da viagem: comemorar o aniversário de 30 anos do Jason!
Entrando no avião Thai airlines, já nota-se a diferença dos aviões chineses que devem ser mais novos e são muito sujos e fedidos. O serviço de bordo é excelente e até uma orquídea ganhei:


Bangkok é uma cidade de 10-12 milhões de habitantes, dizem que os números oficiais subestimam a real população dada a alta imigração de pessoas que moram no interior, mudam e não transferem o registro de residência.
O vôo de Shanghai para Bangkok é de apenas 5 horas, sim estou à 5 horas da Tailândia e quem vier pra cá faço questão de acompanhar, é um destino que merece várias visitas.
A cidade é chamada pelos Thailandeses de Krung-Thep-Mahanakorn, ou na linguagem coloquial, Krung Thep, que traduzindo significa City of Angels. Vou ter que voltar porque fiquei intrigada e não consegui conversar com um nativo sobre este tema, porque cidade dos anjos? A maioria da população é budista e não vi nenhum anjo por lá!
Bem falando de budismo meu city tour solitário no sábado concentrou-se em Wat. Vou ter que explicar o solitário: todos ficaram dormindo porque fomos dormir às 4 da manhã - tinha uma festa na piscina do hotel quando chegamos. John e Jason super calorentos resolveram pular na piscina e até o segurança subiu (a piscina fica na cobertura), piscina só das 7:00 às 19:00. Mas vocês sabem que sou a uma das poucas criaturas que com poucas horas de sono está recuperada e lá fui eu bater perna às 8:00 (sim para evitar o calor e a multidão).
Voltando ao Wat, um Wat é visita a um Templo e foi esse o meu foco do sábado. Na Tailândia existem mais de 30 mil wats, ou complexos de templos. Como o templo é um lugar de meditação dos budistas temos que respeitar as regras: tirar os sapatos para entrar, não expor pernas ou os ombros, nunca tocar a cabeça de uma imagem de Buda, entrar e sentar no chão, muitos não permitem fotografias dentro do tempo, não podemos ficar com a cabeça mais alta que a de um monge ou uma imagem de Buda e as mulheres não devem olhar diretamente para um monge! Só isso? Ufa e lá fui eu comprar uma camisa branca porque lógico que não sabia de tudo isso e fui de regata.
Minha primeira parada foi o Grand Palace, residência da família real, e o Wat Phra Kaeo, que é duplamente sagrado devido a suas associações reais. Dentro deste Wat fica o Buda Esmeralda, feito de jade e tem 60 cm de altura e é o local mais sagrado do país. Para entrar o turista paga uma taxa de 350 baht (1 real=19 baht), aproximadamente 19 reais. Realmente a energia do local é muito boa e quero fazer um curso de meditação em breve para me ajudar a desligar.

O engraçadinho do meu pai já perguntou se virei chinesa, porque esqueci de tirar o pijama. Essa é a camisa que tive que comprar na porta do Wat e não tinham muitas opções.




O complexo é bem grande, 218 mil metros quadrados, na foto acima o Royal Monastery of the Emerald Buda, não pude tirar foto do pequeno buda de jade.  Interessados vejam o site: http://www.palaces.thai.net/day/index_gp.htm

Terminei o Grand Palace e lá fui eu para o Wat Po, que é o mais antigo da cidade e abriga o maior Buda reclinado do país. Ele é imprecionante, muito grande: 46 m x 15m! Quando entrei no Wat, esqueci de colocar a camisa, mas ninguém impediu minha entrada. Um barulho me chamava a atenção e olhava ao redor e não entendia o que estava acontecendo, mas quando caminhei atrás do Buda entendi: são 108 potes de bronze, cada um representa uma das 108 características auspiciosas de um Buda. Troquei 20 baht por um potinho com muitas moedas e lá fui eu contribuir para os monges manterem o Wat e para ficar mais afortunada. A moeda batendo no vaso de bronze produz uma música porque os visitantes formam uma fila ao longo dos 108 potes e o barulho é bem legal. Além dos 108 potes os 108 símbolos de "iluminação" também estão nos pés desse Buda gigante.

Como vocês podem ver acima o Wat Po também é um complexo com vários templos, mas o melhor desta visita é que na extremidade sul fica a Thai Massage Medical School e terminei meu passeio com uma original massagem tailandesa, muito bom!! Maiores informações, link abaixo:


Enquanto fiz todo esse tour, meus amigos dormiam. O pulo do gato para visitar todos estes lugares e ainda fazer uma massagem de 1 hora em apenas 1/2 dia? Contrate um táxi exclusivo e ele fica de motorista/guia, o preço? 1500 baht, atenção, escolha um táxi que fale inglês, isso vai fazer toda a diferença.

Amanhã continuo, porque a internet está muito lenta + eu muito cansada = câmbio desligo... risos!

Beijos,
Carol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário